6.12.05


marcante hoje foi....
acordar, tomar banho, estrelar uns ovos para o pequeno almoço, passar o hidratante de côco pelo corpo, enfiar umas calças de ganga e uma blusa.
pego na mala, nas chaves e ala que se faz tarde, abro a caixa do correio, e surpresa das surpresas, tenho um aviso de encomenda para levantar.
a curiosidade instalou-se, quais ir para o escritório quais quê! vou mas é levantar a encomenda, a curiosidade é demasiada.
estaciono o carro no parque do camões, e lá vou aos correios.
30 pessoas á minha frente. pffffffffffffffffffffffffffffff que secum! espero? não espero? bem espero um pouco, depois logo se vê o andamento da coisa.
sento-me e olho á volta para me entreter, vejo as ofertas dos correios, que estam todos modernaços, olho para as pessoas á minha volta e imagino-lhes as histórias de vida, a velhinha sentada com o seu lenço na cabeça, o sr de 50, as miúdas brasileira que enviam coisas para a familia, os rapazinhos geitosos que estam encostados a um canto na conversa.
e assim se passou o tempo, quando dei por mim já estavam a chamar o meu número, ufaaaaa...até passou rápido.
entrego o talão e lá se levanta a senhora para ir buscar a encomenda, deve estar cansada porque parece uma barata tonta, dou-lhe 10 € para pagar umas coisas que comprei, pede-me 2 € e dá-me só troco de 2 €, uma trapalhada com o troco, mas lá acaba por trazer a encomenda.
olho para ela adivinho de quem é, leio e fico com a certeza.
pareço uma miúda pequena em dia de natal, em ânsias para abrir o presente, mas não vou abrir ali.
vou para o parque, e lá consigo abrir a encomenda.
que maravilha, um livro com fotografias antigas de uma cidade desconhecida, a preto e branco e sépia, desde os tipicos barcos que navegavam no rio, aos monumentos, ás casas á beira rio, uma delicia, vou parando nos sinais luminosos e vou passando as páginas, entro noutra cidade que não a minha, entro num tempo que não o meu.
e viajo, por outros tempos, por outras paragens, por de entre outras gentes, respiro um ar mais frio e mais puro, recebo uma luz mais branca, mais crua, outros cheiros outros sabores.
adorei! são estas surpresas, este carinho, estas viagens que nos enchem a alma, e nos trazem a certeza de que viver é muito bom, e de que o dia cinzento também se pode tornar colorido!
marcante hoje foi,
pintarem-me o dia com uma surpresa, e deixarem-me a cara a sorrir como uma criança.

2 Comments:

At 14/12/05 11:07, Blogger Mipo said...

e qual é a cidade?

 
At 28/12/05 11:23, Blogger espantaespiritos said...

já agora que tal partilhar o nome do livro?
há pessoal que gosta de fotografia q gostava de dar uma olhada :)

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counters
Free Web Site Counter FREE Web Stats